sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A obediência na Igreja Messiânica

Na Folha de São Paulo do dia 11/10/2009, tem uma reportagem sobre Perigos da obediência (Renato Mezan – Colunista ), onde relata acontecimentos no mês de setembro, e como livro e filme retratam a manipulação da linguagem desenvolvem no individuo o ódio pelo outro. Fazendo uma comparação com acontecimento na doutrina que implantada na Igreja Messiânica, nos 32 anos que fui dessa religião, vejo que é isso que acontece por lá. Onde tem um trecho falando que sobre a psicologia das massa, “[... disciplina e devotamento ao líder:instituindo-o no lugar do superego, os indivíduos que delas participam passam a obedecê-lo mais ou menos cegamente e, imaginando se igualmente amados por ele, identificam-se uns com outros, pois de certo modo são todos filhos do grande pai]”.
O processo doutrinário da messiânica é mais ou menos assim. Tudo é purificação: se adoece, se entra em conflito com alguém, se tem prejuízo financeiro etc. O que deve ser feito para sair da purificação? Da donativo. Assim vão enchendo os cofres da Igreja, que nem sequer prestam contas. Até me interessei em ler esse livro, LTI, pois com certeza vou ter muito mais motivos para fazer comparação
Um trecho do livro Reminiscência de Meishu-Sama (Senhor da Luz) veja como ele dava ordens:”[... o que é aquilo? Vocês as entenderam para quê? E advertiu-nos veementemente:”As esteiras de palha comum servem para os criminoso e pecadores sentarem. Jamais devem colocá-las diante do altar” Todos nós apreensivos pedimos perdão a Meishu-Sama e, finalmente fomos perdoados, mas ele prosseguiu, dizendo que retirássemos, sem demora aquelas esteiras, ordenou que a queimássemos e jogássemos fora diante dele. E assim procedemos. “Como ninguém sabia disso, Deus nos esclareceu, portanto, jamais esqueçam esse fato”.
Esse trecho mostra como ele era autoritário e se achava um Deus. É como se fosse um nazista. As frases que ele falava era aceitas mecanicamente e são até hoje. Tem membro na Igreja que fica falando frases no sentido de manipular as pessoas e estas obedecem cegamente sem questionar e até se afastam das família com a certeza de que estão seguindo Deus. Aceitam tudo a respeito dessa religião , se tornam pobres, fazendo doações de seus bens, seus salários diminuem, porque passam a viver com muito pouco, adquirem débitos. Viajam ao Solo Sagrado em São Paulo, o que eles chamam de “Protótipo do paraíso”. Ai eu pergunto quem já esteve no paraíso.
Veja a economia de Meishu-Sama, a que eu chamo de falta de higiene:” costuma fumar os cigarros até ficarem bem pequenos e depois doava aos membros. De outra feita, quando ia jogar o seu lenço de papel, disse-me:”Que desperdício! Não jogue fora não”. Assim, passei a deixar os lenços de papel usados até que ele próprio resolvesse se desfazer dos mesmos e ele costumava falar”Se esses lenços secarem, eles poderão ser utilizados novamente. Era uma determinação dele essa economia, para que sobrasse mais dinheiro para Igreja.
Os livros da Igreja Messiânica se alguém com bastante atenção, observará que os ensinamentos são de um ditador. Ele está sempre ordenando em vez de pedir ou sugerir e assim são os seus seguidores, querendo incutir nas cabeças das pessoas, uma forma de doação, igual a Universal do Reino de Deus, para que eles fiquem cada vez mais ricos, tenham melhor conforto, Templos Suntuosos, para o seu bem estar. Tudo é doado na Igreja e nenhuma caridade a Igreja faz aos necessitados, pois quando alguém necessita, um membro é convocado a fazer a doação. E porque a Igreja não tira de seu patrimônio para fazer? Quando alguém não tem dinheiro para comprar passagens para ir na caravana a Guarapiranga-SP, onde está o tal paraíso da terra, é sempre um membro a fazer a doação.
Depois de muitos questionamentos decidi deixar a Igreja, e me vi livre de muitas conceitos religiosos que não me levaram a nenhum caminho. Vejo só as pessoas descendo feito rabo de cavalo e subindo à custa dos membros. Forma ministro para darem lavagem cerebral nos freqüentadores. Em um dos livros da Igreja Os novos tempos, fala-se que a Igreja não tem doutrinas, porque é o mesmo, que seguir regras e que não é uma religião comum. É o que então? Meishu-Sama arrancou as páginas da bíblia que falava dos milagres, achando-se maior que Jesus Cristo, achando assim que a bíblia é um livro de moral. Entendi então que ele é contra a moral, eis porque a igreja está cheio de pessoas com passados escuso e pregando só coisas boas. E continua errando e passando carão aos em pessoas que eles julgam estarem erradas, isso porque não aumentam os donativos. Assim os membros fazem coisas erradas e continuam , lá ministros, reverendo etc, se acham santo certamente. Se fizerem alguma coisa errada é purificação, e assim eles vão seguindo.

29 comentários:

  1. Achei interessante seu blog ,queria saber mais á respeito

    ResponderExcluir
  2. Fernanda não caia nas asneiras desse bloguinho...A bíblia foi citada? Então vamos lá:

    Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Romanos 2:1

    ResponderExcluir
  3. A dona desse blog só sabe falar asneiras! Em compensação, olha a prosperidade e felicidade dos Messianicos!

    ResponderExcluir
  4. Cada religiao tem algo sim mas tem uma coisa que todos os verdadeiros messiânicos sabemos que não devemos julgar religião alguma nem desrespeitar o próximo. Se você foi messiânica um dia concerteza não deve ter sido alguem de fé Meishu-Sama sama nunca se julgou ser Deus pelo contrario ele dizia que teria renascido como verdadeiro filho de Deus. Eu só tenho um mês de membro e sei mais que vse sei ter respeito a religião do próximo pois todas as religioes tem suas coisas e todas pedem donativos algumas chegam a obrigar a pessoa lá não devemos receber johrei e o donativo fica a seu critério o tanto que vse quer dar a Deus por ter superado tudo aquilo seja 100 reais ou 10 centavos é só o material pra agadecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está correta.... toda igreja precisa de donativos... e na messiânica também é assim, doa o quanto puder.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Como tem burro que pensa que é religioso.Pega a Bíblia põe debaixo do braço e acha que está agradando a Deus. Na verdade está é envergonhando Deus, julgando as outras religiões e falando besteira sobre o que nem conhece. Procure conhecer de verdade quem é Meishu-Sama e você vai evoluir como pessoa.

    ResponderExcluir
  7. Como tem burro que pensa que é religioso.Pega a Bíblia põe debaixo do braço e acha que está agradando a Deus. Na verdade está é envergonhando Deus, julgando as outras religiões e falando besteira sobre o que nem conhece. Procure conhecer de verdade quem é Meishu-Sama e você vai evoluir como pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... os ensinamentos de meishu Sama só nos engrandece como seres humanos!!

      Excluir
  8. Tire esse blog do ar que não serve pra nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o pouco que fiquei e exatamente isso que acontece sem acrescentar e só querem saber de dinheiro eu fiquei quase falida por conta do tal donativo

      Excluir
    2. Desculpe o pouco que fiquei e exatamente isso que acontece sem acrescentar e só querem saber de dinheiro eu fiquei quase falida por conta do tal donativo

      Excluir
    3. Imagino que frustração a sua.... já frequento igreja messiânica há um bom tempo e pelo menos aqui na minha cidade não há exploração... a cada dia fico mais encantada com os ensinamentos da igreja.

      Excluir
    4. Tbm frequento a Igreja Messiânica, e os donativos são citados, porém nunca impostos. Unclusivez nem valor é colocado, a gente faz a oferta de gratidão segundo nossa possibilidade. Cabe ao frequentador ou membro o quanto se dá.

      Excluir
  9. Tire esse blog do ar que não serve pra nada!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Meishu-Sama arrancou as páginas da bíblia que falava dos milagres, achando-se maior que Jesus Cristo, achando assim que a bíblia é um livro de moral. esse trecho ta errado ele fala que ele leu em uma novela uma CRIANÇA que fez isso...

    ResponderExcluir
  12. Caramba... desculpe mas vc esta equivocada, frequento igreja messiânica e vou ao solo sagrado e não tem nenhuma exploração, somente ajuda ao próximo,quem pode faz doações como em qq outra igreja....

    ResponderExcluir
  13. Preço da gratidão na IMM é tabelado, a minha seria 300,00 eu como não sou otário cai fora. Gratidão não tem valor caso contrário vira extorsão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TB. DEI DE GRATIDÃO PELO ORIKARI R$300,00 QUE A MINISTRA PEDIU.ACHEI CARISSIMO, MAS ESTE É O PREÇO ESTIPULADO...DISSE QUE O ORIKARI NÃO TEM PREÇO.

      Excluir
  14. Olha....gosto muito da igreja, das pessoas e seus ensinamentos.
    Acho a "fala" de meishu sama autoritária e me foi explicado que a tradução do japonês para o português deixou este "tom".
    Não concordo com os donativos obrigatórios....fui na igreja pinheiros agradecer a um assalto em que apesar de perder meu celular, minha vida havia sido preservada e o ministro me disse que aquilo tinha acontecido pq estava dando pouco donativo de gratidão. Fiquei chocada com isso.
    Também me pediu para levar alguém na igreja e eu disse que não gostava de forcar ninguém....mas se alguém quisesse ir eu poderia levar, assim como eu que havia ido soZinha. O mesmo me disse que não estava seguindo os planos da igreja.
    Eu acredito que o caminho é individual e a salvação pode ser conseguida em qualquer religião.
    Ainda frequento, mas me senti na universal...toda hora que vou na igreja me pedem dinheiro.
    Engracado que meu tempo não me pedem, o qUE eu concordaria...como se ficasse mais tempo na igreja, ministras Johrei, etc, acharia certo. Mas não...falam que acontecem coisas ruins pq não estou dando o donativo correto.
    Enfim, fico chateada com isso, mas no mais gosto da filosofia da igreja.

    ResponderExcluir
  15. Nem sei o que dizer. Ando tão confusa com a igreja e tão decepcionada com algumas coisas e pessoas que depois de 23 anos de messiânica começa cair a ficha de algumas coisas purificação por exemplo é principalmente purificar por pecado de antepassados acho que isso tá errado. Os mortos devem ficar onde estão pois a prova deles aqui na terra por enquanto acabou. Sei lá gente e só minha opinião.

    ResponderExcluir
  16. para mim acabou tbm me sinto mal dizem que é pururificação,antepassado precisando de luz e tem que dar donativo para antepassado e tem que dar 10% por cento do salario para o ministro se não mmeichu sama castiga a vão se catar

    ResponderExcluir
  17. Passei a frequentar a igreja Messianica em agosto/17....de lá p ca só falam de doação...Eu faço doação a 3 ongs de animais antes mesmo de entrar na Messianica. Porém eles pediram p eu doar 10% do meu salario, falei que não podia devido as doações que já faço. Ouvi um monte inclusive que se os animais estão na situação que estão foi escolha deles. Eu trabalho, estudo e janto um dia da semana com um tia....Meu tempo é curto mesmo assim eles falam que eu tenho que participar mais, que tenho que fazer curso. Falei se eu fizer um curso não poderei mais fazer gratidão (os cursos são pagos) eles não aceitaram e falaram uma coisa e diferente da outra.
    Gosto das orações, sinto uma paz muito grande ao receber Johrei......mas para mim não da é muita cobrança

    ResponderExcluir
  18. Devemos lembrar que, depois de qualquer filosofia, as práticas são feitas por homens, instituições, receitas... Se houveram abusos de cobranças, deve-se ficar atento msm. Até então, não senti nenhuma pressão, e tô disposto a pagar pelo Ohikari. A paz em receber Johrei, como Regina Azevedo citou, e algo maravilhoso, e que podemos sentir bastando ter somente mais uma pessoa para ministrar. Aos que se afastaram da igreja, busquem pessoas que possuam a Medalha da Luz Divina pra receber Johrei, e expressem sua gratidão da maneira como convir seus coracoes.

    ResponderExcluir
  19. lha estou na igreja a muito tempo, recentemente meu filho e marido receberam o ohikari e nunca falaram em valor exato pra receber a medalha e sim o valor que estiver dentro das condiçoes.Já passou vários ministros nesse johrei center e fala é a mesma.

    ResponderExcluir
  20. Olha eu cresci na Immb, e realmente eles contam pelo donativo de gratidão e não prestam contas, porém o johrei de Meishu Sama, as graças são as únicas coisas que me fazem voltar em idas e vindas.

    ResponderExcluir